Lesão de Adutores da Coxa

Também chamada de Groin Strain ou “Abrir a Virilha”

Apresentações desse tipo de lesão recentemente em atletas de elite:

  • Lebron James se lesionou em jogo contra a franquia do Golden State Warriors, no terceiro quarto, na noite de Natal 25/12/18 . O grande nome dos LA Lakers não joga desde então. Foi noticiada, de acordo com os exames de imagem, uma possível lesão de grau II de adutores na Coxa Esquerda. Veja o lance:

  • Neymar, em chute com a parte interna do pé, aos 7 minutos do primeiro tempo em amistoso internacional entre Brasil e Camarões, em 20/11/18, sente a Coxa Direita. É confirmada Lesão de adutores. Devido a jogo decisivo contra o Liverpool para buscar classificação na Fase de Grupos da UCL, Neymar atuou em 28/11/18. Todavia, dia 02/12/18, contra o Bordeaux, Neymar é novamente substituído, agora no início do segundo tempo com dores na mesma região. Veja os lances:

 

Inicialmente, vamos entender o que significam os graus de lesões frequentemente veiculados pela mídia e sua correlação com os casos.*

*Há outras classificações, como demonstrado no Vídeo Inserido Nesse Post.

Nesse tipo de classificação para lesões musculares, existem 3 graus (I , II e III):

I – Dor mas sem perda de função

II – Dor e Função prejudicada

III – Dor e Perda completa de função

Agora que temos essa informação, podemos inferir que Neymar teve uma lesão de Grau I, visto que conseguiu atuar apenas 8 dias após o evento na partida contra Camarões. Além disso, a sua recidiva, no dia 02/12/18, confirma a hipótese de Grau I, pois ele foi substituído apenas no segundo tempo, após demonstrar desconforto na região em alguns lances com exigência da região ao longo do jogo, porém, sem ter apresentado sinais de perda de função.

Já no caso de LeBron James, o Grau II, como veiculado pela mídia, denuncia uma lesão mais grave, a qual é confirmada pelo tempo de ausência das quadras, tal como os sinais de perdas de funções e comprometimentos da marchas já observados no momento da lesão, o que contrasta com o vídeo de neymar, o qual apresenta apenas sinais de desconforto (dor leve).

 

ANATOMIA

Quem são os músculos Adutores e o que fazem?

Músculos Adutores:

Os músculos adutores – Longo, Curto e Magno -, estão localizados na Compartimento Medial da Coxa, junto do músculo Grácil*. A Coxa Possui 3 Compartimentos – Anterior, Posterior e o Medial -, esses que são divididos entre si por fáscias ou septos intermusculares.

*De acordo com a literatura, pode haver outras classificações, incluindo outros músculos de menor relevância para esse tipo de lesão.

Esses músculos se dispõem de forma semelhante a um “sanduíche”: o primeiro, mais acima é o “pão” superior, isto é, o Adutor Longo; o Curto é o mais fino e com menor comprimento, sendo o “queijo”; o Magno é o “pão” da base, sendo o mais imponente. Todavia, o Adutor Magno é dividido em duas partes – adutora e do jarrete -, de modo que a parte adutora em si é menor que o Adutor Longo. Justamente por isso, a grande maioria das lesões ocorre no Adutor Longo.

Por que no longo? Como o nome já diz, é maior (produz mais força, logo, há maior risco de rompimento). Isso é evidenciado pela prática cotidiana de arrebentar um fio qualquer, como um barbante. Para romper, puxamos rápido (com mais força), aumentando a chance de rompimento, tal como faz o adutor longo em relação aos outros (puxa com mais força).

Além disso, ele é mais comprido, representando maior chance de romper em algum ponto. Se você possuir, por exemplo, 30 cm de comprimento de músculos adutores e 20cm deles forem de adutor longo, a chance do adutor longo ser lesionado é maior que os outros. Mas, apesar dessa chance ser maior, considerando um ponto aleatório qualquer do músculo, a grande maioria dessas lesões, como qualquer lesão muscular, ocorrem na Junção Miotendínea (entre ventre muscular e tendão), pois há uma maior fragilidade, isto é, possui menor tendência a esticar e maior a romper, nesse local. Nesse caso (adutores), a junção miotendínea está a aproximadamente 5cm do púbis.*

 

Esses músculos se originam (inserem proximalmente) na pelve, do osso do quadril chamado ilíaco, o qual é formado por 3 partes fundidas – ílio, ísquio e púbis. Os mm. Adutores tem origem na parte do Púbis. Os músculos trafegam na parte medial (interna) da coxa para se inserirem (distalmente) no Fêmur, como regra geral na linha áspera (diferentes locais da mesma conforme o músculo – Longo, Curto e Magno).

 

A Função principal desses músculos é a Adução (aproximar o membro da linha média do corpo), isto é, “mover a coxa para dentro”. Dessa forma, possuem importância em movimentos Rápidos. Para melhor entendimento, a literatura norte-americana traz o termo “quick sweeping motion”, traduzido como movimentos rápidos semelhantes ao cabo de uma vassoura ao varrer. Portanto, imagine o membro inferior direito realizando esse movimento, tal como estivesse varrendo, arrastando a sujeira varrida com o pé direito, se você é destro;

Mais informações sobre anatomia na tabela:

 

Agora que sabemos a anatomia, vamos entender como podem ocorrer as lesões nesses músculos e porque esses atletas se lesionaram nos respectivos lances:

 

⇒ à Forças contrárias que se opõem ao movimento natural; exemplo.:

  • Chute no futebol travado por força em direção oposta à adução (como uma “dividida” no futebol), de maneira que o movimento é travado subitamente, causando ruptura de fibras
  • Alongamento Excessivo, contrário ao movimento durante a contração

♦ A combinação desses fatores culminou no caso de LeBron, que estava caindo, com o corpo indo na outra direção e o pé fixo no solo. Então, a oposição ao movimento oferecida pelo travamento do pé, bem como o alongamento excessivo foram as causas. Enquanto o outro membro (perna direita) escorregou no solo para trás, a perna esquerda permaneceu presa, tendo o atrito com o pé esquerdo impedido que esse lado realizasse a adução, pois o pé travou o movimento. Esse fato, somado ao escorregão do pé direito, resultou no alongamento excessivo da região

⇒ à Movimentos Rápidos e Vigorosos. A fórmula da força se resume em “Fr = Massa x Aceleração”, de modo que quando maior a aceleração do movimento, maior será a Força Resultante (Fr) e a carga imposta às fibras musculares, e, consequentemente, a tendência ao rompimento. Exemplo:

  • Arremates de Longa Distância ou com grande potência, o que demanda movimentos rápidos e maior aceleração.

♦ Foi o caso de Neymar, que realizou um movimento com grande potência – o chute com a parte interna, sobrecarregando os adutores.

*Os mecanismos de lesão acima podem ter suas chances de ocorrer aumentadas em tais situações:

1. Início das partidas, devido a um menor aquecimento, e consequente menor capacidade elástica (dilatação) do tecido, predispondo a rupturas. Nesse caso poderia se encaixar Neymar, visto que o primeiro episódio ocorreu aos 7 minutos da primeira etapa.

2. Final das partidas, em função da fadiga muscular e capacidade diminuída de contração conjunta dos músculos agonistas e antagonistas, causando desequilíbrios e lesões. Nesse caso poderia ser LeBron, pois a lesão aconteceu no terceiro quarto, mais próximo do final da partida

 

Outros Lesões envolvendo Adutores de Coxa:

Deixe um comentário