-
24/03/2019: Lionel Messi sofre Lesão de Adutores da Coxa em derrota por 3 a 1 no amistoso internacional entre as seleções da Argentina e Venezuela. Em função do ocorrido, Messi não atuará no proximo jogo da equipe argentina contra a seleção do Marrocos. Além disso, o episódio desperta preocupação a respeito de uma possível ausência no primeiro jogo das Quartas de Final da UEFA Champions League, contra o Manchester United, no dia 10/04/19:
O jogador do Barcelona terminou a partida sem demonstrar sinais de incapacidade funcional no momento do jogo – o vídeo abaixo contém todos os lances de Messi na partida, sem indício de um evento agudo pontual -, confira:
O fato indica que em caso de problema muscular, seria uma lesão Grau I, o menor grau da classificação mais conhecida a respeito de lesões musculares [Clique Aqui e entenda sobre os Graus de Lesões]. Dessa forma, como informado nos meios de comunicação, a ausência na próxima partida da seleção Argentina se deveria majoritariamente por precaução.
ENTENDA QUEM SAO OS ADUTORES E QUAL O MECANISMO DE LESAO, ACOMPANHADOS DE CASOS DE OUTROS ATLETAS
Mais Sobre o possível caso de Messi:
Poucas informações foram divulgadas. Uma possível pista, foi a informação de que se trata de uma lesão no osso púbico, região da inserção proximal da musculatura adutora da coxa.
Essa dado, apesar do atleta ter terminado a partida, pode ser um péssimo indicativo. Lesões nessa região podem evoluir para uma pubalgia crônica, a qual resulta de um complexo desequilíbrio entre a musculatura do quadril e tronco, sendo esse desbalanço agravado ou até mesmo originado pelas constantes forças cruzadas impostas à região no futebol, como chutes, passes e mudanças de direção súbitas.
Torçamos para que não se trate do caso do jogador eleito 5x o melhor do mundo pela FIFA, visto que a recuperação da pubalgia é lenta e complexa, pois é necessário reequilibrar essa musculatura, um processo que ocorre em várias etapas, iniciando pela região da pelve e somente ao final envolvendo o abdome. Um dado a ser considerado é que recuperações lentas e graduais geralmente não são comuns no esporte de alto nível, em função dos altos valores envolvidos na ausência dos atletas, os quais também possuem um curto período de carreira, o que também contribui para acelerar o retorno ao esporte e, muitas vezes, pular etapas do tratamento, fato que contribui para um mau prognóstico. Um caso bastante conhecido de pubalgia, bem como polêmico, foi o de Kaká, durante a Copa do Mundo da Africa do Sul, em 2010.
→ Giuliano, do Grêmio, em 2014: reportagem do Jornal Zero Hora sobre o tema, a qual também cita Kaká [Clique Aqui].
Atualizado em 30/03/2019:
Messi concede entrevista revelando Pubalgia:
O técnico do Barcelona também se manifestou:
Além disso, a ESPN veiculou, ainda em 2016, problema anterior no púbis de Lionel Messi, indicando provável correlação e indicando possível correlação e cronicidade do problema.Torçamos para que não seja grave e que o atleta, para muito o GOAT (great of all times) encontre sua melhor condilçao física.
Nova Atualização: Messi retorna após uma semana, marcando dois gols e sendo eleito o melhor em campo: