Realização do Programa de Capacitação de Alunos em Formação (PCAF) no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, na especialidade de Ortopedia e Traumatologia.
Durante todo o mês de Fevereiro de 2019, pude acompanhar os residentes (R1 e R2) da Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pompeia, referência regional no serviço e com índice de aprovação de quase 85% no TEOT (*) de seus residentes ao final do terceiro ano – término – da especilização.
*: Prova para obtenção do título de especialista em ortopedia e traumatologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O processo avaliativo do TEOT é reconhecido como um dos melhores da América Latina pela sua qualidade e rigor, bem como pela exigência.
A rotina do estágio consistia em chegar ao hospital, de segunda a sexta, entre 6:30 e 8:00 conforme predifinição; a saída do hospital ocorria, geralmente, ao final da tarde, podendo se estender até a noite, conforme a demanda de procedimentos realizados no Bloco Cirúrgico. Além do Bloco, o serviço incluia atividades no setor de Enfermagem, Pronto Socorro e Ambulatório de Ortopedia e Traumatologia, no qual eram atendidos de pacientes agendados de acordo com a subespecialidade – Tornozelo e Pé, Joelho, Quadril, Ombro, Ortopedia Pediátrica, Mão e Trauma. No atendimento Ambulatorial, eram realizados evolução de paciente, exame físico, analisados exames de imagem, bem como Procedimentos de trocar de curativos, retirada de pontos, colocação de gesso ou tala, entre outros. No Pronto Socorro eram atendidos casos de urgência e emergênica, já na Enfermaria era feito o acompanhamento de pacientes internados no hospital em decorrência de problemas relacionados à especialidade.
Diariamente, tive a companhia do amigo e ex-colega de turma e de monitoria de anatomia, na Universisdade de Caxias do Sul (UCS), Leonardo Hermes Lau (Lê), ex- jogador de futebol, tendo atuado em clubes como CAP e SER Caxias, e hoje estudante de medicina.
Imagem: atacante Lê
Foto: estagiários de fevereiro, preceptora Márcia e o residente Rafael
No bloco cirúrgico, podemos acompanhar e participar de procedimentos ortopédicos e do trauma, incluindo cirugias de Pé, Tornozelo, Joelho, Quadril, Mão, Ombro, Coluna, tal como fraturas de pelve, antebraço, fêmur, e assim por diante.
Imagem: auxílio ao Dr. Michel Vigo em cirurgia de artrodese de articulações do pé e tornozelo
Além de casos de idosos, pediátricos e de atletas amadores, também foi possível observar o tratamento de atletas profissionais, como nas cirurgias de reconstrução de ligamento cruzado anterior realizadas em ateltas do EC Juventude e SER Caxias, feitas pelos médicos dos clubes Dr. Leonardo Winkler e Dr. Aloir Oliveira (ex-médico da seleção brasileira de futsal), respectivamente. Cabe ressaltar a disposição, competência e humildade dos doutores, ao passo que elucidaram com perícia e boa vontade todos os passos dos procedimentos, bem como eventuais questiomentos.
Foto: Dr. Leonardo Winkler
Foto: Dr. Aloir de Oliveira com a Seleção Brasileira de Futsal
Também houve a satisfação em reecontrar e acompanhar no serviço os preceptores Gustavo Nora Calcagnotto e Gustavo Gil (Vide Reportagem Abaixo), professores de Anatomia da UCS, dos quais tive a oportunidade de ser monitor.
Procedimento Inédito no Rio Grande do Sul realizado pelo Dr. Gustavo Gil
Dessa maneira, deixo meu agradecimento aos envolvidos no serviço nesse mês: os colegas (Leonardo, Lucas, Guilherme, Helena e Thanize), os residentes (Rafael, Pietro, Marthina, Mateus, Liliane e Afonso), os preceptores (Márcia, Thomas, Michel, Almeida, Marco, Vigioli, Everton, Márcio, Gustavo,…), e toda a equipe do Hospital Pompeia. Foi um prazer, muito obrigado!
Imagem: Hospital Pompéia, Caxias do Sul
Graaaande Daniel! Sensacional poder compartilhar esse período de aprendizado contigo nesse estágio. Continue nesse caminho, sempre buscando evoluir! Forte abraço e que venham outras oportunidades como essa!!